Você deve estar conectado para fazer este curso  →   LOGIN | REGISTRAR AGORA

Uma nova forma de estudar viola caipira

Agora você pode estudar com um dos maiores professores de viola caipira do país, sem sair de casa! Esse curso completo de viola caipira conta com os recursos interativos do Planeta Música para você estudar novos exercícios, escalas, solos e músicas completas com muito mais facilidade e rapidez!

 

O curso de Viola Caipira do Planeta Música é um material completo e 100% online, com mais de 40 aulas organizadas em módulos, onde você irá aprender todas as técnicas, acordes, escalas e ritmos de viola, além de executar um repertório com grandes clássicos da música caipira utilizando a tecnologia dos players interativos. Embarque nesse universo com o grande violeiro e professor Zé Helder e estude com quem realmente entende do assunto.

 

Como funciona o curso?

Esse curso foi desenvolvido para facilitar o seu aprendizado a distância e potencializar os seus resultados.  Todas as aulas foram gravadas em alta resolução e tiveram a sua metodologia desenvolvida pelo professor em conjunto com o departamento de metodologia do Planeta Música. 

 

Cada uma das aulas contam com exercícios que ajudam na fixação do conteúdo, além de contarem com os players interativos, que utilizam uma tecnologia que permite aos alunos aprenderem todas as dezenas de músicas e exercícios muito mais rapidamente.

 

Materiais Bônus

Esse curso também vem acompanhado de diversos materiais bônus, como um e book completo de mais de 20 páginas, pronto pra você baixar e imprimir, um dicionário de acordes, um kit com mais de 100 cifras para viola, um e book de leitura e escrita de partitura e um e book com os fundamentos da harmonia.

 

Resumo

  • Módulo 1 – História e Construção do Instrumento

Ao iniciar o curso de viola caipira, você verá assuntos que são muito importantes para qualquer violeiro, como entender de onde veio e como é construída uma viola.

 

  • Módulo 2 – Técnicas

Nesse módulo você verá como afinar a sua viola, diferentes tipos de notação musical para viola como cifras, tablaturas e diagramas de acordes, verá exercícios de coordenação e independência, diversos padrões de pontear a viola e escalas

 

  • Módulo 3 – Ritmos da Música Caipira

Logo de cara, você aprenderá algumas técnicas especificas de mão direita que serão necessárias para a execução dos ritmos que serão vistos em seguida, como o Rasqueado, o Pizzicato e o Arremate, e aí então você aprenderá todos os principais ritmos da música caipira como a Toada, o Cateretê, o Xamamé, o Cururu, o Pagode e o Batuque de Viola, a Polca Mato-grossense  e a Querumana.

Todos esses ritmos são explicados detalhadamente e contam com uma música exemplo como complemento, ou seja, você aprende o ritmo e já coloca em prática com grandes clássicos da música caipira.

 

  • Módulo 4 – Harmonia e Improvisação

Aqui você terá um conteúdo um pouco mais teórico, que te permitirá compreender a harmonia aplicada a viola e consequentemente saber a montar qualquer acorde e tocar qualquer música em qualquer tom com facilidade. Por fim, verá terá uma aula sobre como improvisar e criar seus solos e melodias na viola.

 

Conheça seu professor

Natural de Cachoeira de Minas (MG), Zé Helder é músico profissional há dezenove anos, é formado em Licenciatura em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, e contrabaixo acústico pelo CEMPA (Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre).

Nos palcos, Zé carrega uma vasta bagagem de shows e participações por todo o Brasil, cantando e tocando ao lado de grandes nomes como Guca Domenico, Pepeu Gomes, Dani Lassalvia, Índio Cachoeira, Andreas Kisser, entre outros músicos consagrados.

Com influências musicais diretas como Índio Cachoeira, Ivan Vilela, Ricardo Vignini e outros grandes músicos, o cantor e compositor mineiro possui três discos solos na carreira: “A Montanha” (2004) e “No Oco do Bambu” (2009), e Assopra o Borralho (2015).

Realizou participações especiais com sua viola no grupo Orelha de Pau, ao lado de Euler Ferreira e Geraldo Jr. Em 2010 passou a integrar a banda Matuto Moderno, lançando no ano seguinte o disco “Moda de Rock”, trabalho que reúne clássicos do rock e heavy metal tocados na viola caipira por Zé Helder e Ricardo Vignini.

 

Ainda não é um Aluno Premium?

Entre em contato pelo nosso Whatsapp ou clique no botão abaixo

 

Currículo do Curso

História e Construção do Instrumento
História GRÁTIS 00:07:06
Conheça a origem da viola caipira, uma história muito curiosa e que as vezes se confunde com a própria história do nosso país
Partes do Instrumento GRÁTIS 00:04:30
Conheça todas as partes que formam uma legítima viola caipira.
Iniciação
Como utilizar o Player Interativo do Planeta Música GRÁTIS 00:03:44
Aprenda a manusear nosso Player Futurista. Um recurso exclusivo e totalmente interativo que irá te ajudar a otimizar seu treino e tornar seu aprendizado ainda mais prático e versátil.
Afinação GRÁTIS 00:15:12
Chegou a hora de aprender a afinar a sua viola. Conheça técnicas e dicas para afinar e algumas afinações alternativas.
Notação Musical GRÁTIS 00:09:06
Conheça as diferentes notações musicais que serão utilizadas ao longo do curso, como a Cifra, a Tablatura e o Diagrama de Acordes, de uma forma bem prática e aplicada á viola.
Primeiros Acordes GRÁTIS 00:09:24
Faça seus primeiros acordes na viola! Dividimos três sequências de acordes que utilizaremos ao longo do curso, e separamos alguns exercícios para você treinar a troca de acordes em cada uma desses sequências.
Ritmos da Música Caipira
Ritmos da Música Caipira GRÁTIS 00:01:18
Toada GRÁTIS 00:04:00
Muito visto nas Folias de Reis, exemplificado com a música "Chico Mineiro" de Tonico e Tinoco, a música mais importante da carreira da dupla, segundo eles mesmos.
Cateretê GRÁTIS 00:09:47
Uma levada em compasso quaternário, exemplificada com música de Tião Carreiro e Pardinho - " A Mão do Tempo"
🔒 Querumana 00:11:27
Um ritmo que se distingue por uma pausa no final, que você verá na prática na música "Prato do Dia" de Líu e Léu
🔒 Técnicas de Levadas Ritmicas 00:05:42
Desenvolva técnicas indispensáveis para você conseguir executar os ritmos da música caipira, como o Rasqueado, o Arremate e o Pizzicato.
🔒 Guarânia 00:07:53
Um ritmo de origem paraguaia, imortalizado pela dupla Cascatinha e Inhana na música "Índia"
🔒 Cururu 00:05:36
A dupla Zé Carreiro e Carreirinho imortalizou o ritmo do Cururu na música "Canoeiro", usada para exemplificar a célula rítmica básica e a convenção característica desse ritmo.
🔒 Xamamé / Polca Mato-Grossense 00:20:44
Um ritmo muito bonito por ser bastante sincopado, e também ter origem nos nossos vizinhos Argentina e Paraguai. Aprenda a música de Biá e Goiá - "Saudade de Minha Terra" para pôr este ritmo em prática
🔒 Pagode de Viola 00:27:57
Um dos ritmos mais populares da música caipira e com certeza o mais desafiador. Um movimento combinado entra a mão direita e a mão esquerda. Exemplificado em "Viola Marruda" do mestre Índio Cachoeira
🔒 Batuque-de-viola 00:16:14
Ritmo de origem afro-brasileira e muito usado na região norte do estado de Minas Gerais.
Técnica
🔒 Digitação e Coordenação 00:03:30
Confira os exercícios que que irão soltar a musculatura da mão e coordenar a sincronia de movimentos entre a mão direita e a mão esquerda
🔒 Ponteado 00:03:13
Padrões de mão direita tirados de ponteados famosos para você exercitar o seu toque de viola.
🔒 Vozes 00:02:12
Entenda uma simplificação da teoria musical muito útil para desenvolver sua linguagem dentro da música caipira.
🔒 Escalas Duetadas – Pares Contíguos 00:08:30
Conheça as escalas que dão o verdadeiro sotaque da viola caipira. Você aprenderá os padrões aplicados a todos os pares de cordas.
🔒 Escalas Duetadas – Pares Alternados 00:03:36
Agora veja as escalas duetadas, só que utilizando pares alternados de corda.
🔒 Sistema das 7 posições 00:07:30
Conheça um sistema desenvolvido pelo professor para que você consiga enxergar todas as notas na afinação cebolão e posteriormente consiga aplicar a todas as outras tonalidades. Indispensável para qualquer violeiro.
🔒 Escalas Pentatônicas 00:00:00
Harmonia e Improvisação
🔒 Sistema modal 00:04:00
Comece a compreender a harmônia das músicas tocadas na viola utilizando dois sistemas, o Modal e o Tonal.
🔒 Sistema Tonal 00:04:00
Esse sistema se baseia na relação de tensão e resolução entre os acordes pra construir a estrutura de significado que vemos nas músicas.
🔒 Cadências harmônicas 00:08:24
Conheça encadeamentos de acordes que te possibilitarão entender a harmonia dos acompanhamentos de viola, e tirar músicas em qualquer tonalidade
🔒 Shapes de acordes 00:05:36
Conheça os Shapes de Acordes, onde conseguimos visualizar os principais intervalos entre as notas que formam os acordes, te possibilitando transpor esse shape e tocar qualquer acorde na sua viola
🔒 Improvisação 00:04:36
Aprenda a improvisar na viola e além disso, aprenda a criar solos e melodias utilizando tudo que você aprendeu ao longo do curso. Faça o Download da Backing Track exclusiva do Planeta Música e mande ver!
🔒 Finalização 00:02:00
Repertório
🔒 Chico Mineiro – Tonico e Tinoco 00:04:00
🔒 Canoeiro – Zé Carreiro e Carreirinho 00:03:18
🔒 A Mão do Tempo – Tião Carreiro e Pardinho 00:05:00
🔒 Índia – Cascatinha e Inhana 00:06:00
🔒 Prato do dia – Liu e Léo 00:03:00
🔒 Cidade Morena – Tião Carreiro 00:04:18
🔒 Viola Marruda – Índio Cachoeira 00:00:05
🔒 Menino da Porteira – Teddy Vieira e Luis Raimundo 00:04:30
🔒 Cuitelinho – Pena Branca e Xavantinho 00:05:36
🔒 Amargurado – Tião Carreiro e Dino Franco 00:02:52
🔒 Tristeza do Jeca – Angelino de Oliveira 00:05:00
🔒 Stairway to Heaven – Led Zeppelin 00:07:42
🔒 Seresta na Roça – Índio Cachoeira 00:00:05
🔒 Saciá – Zé Helder 00:04:00
Materiais Bônus
🔒 Dicionário de Acordes 00:00:00
🔒 Kit de cifras para Viola Caipira 00:00:00
🔒 E-book Fundamentos da Viola Caipira 00:00:00
🔒 E-book Fundamentos da Harmonia 00:00:00
🔒 E-book Fundamentos da Notação Musical 00:00:00
838 ALUNOS INSCRITOS

Cursos Relacionados

Comentários da galera

  • Fundamentos da Viola Caipira

    Ótimo professor! Explicações Claras e Práticas 5

    Ótimo curso inclusive pra quem já tem conhecimentos avançados em outros instrumentos e quer se aventuras nas cordas da viola! Zé Helder é ótimo professor, didática simples e prática que ensina a coisa certa de um jeito fácil. Sem contar os sistema de aulas com vídeo e tablatura - o player - -facilita muito pra estudar com acompanhamento. Repertorio excelente pra quem está começando na viola e já agrada qualquer público!
    DioMartins